Notícias

Cosema da Fiesp

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 23 de fevereiro de 2018

O Cosema é o órgão Técnico Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, coordenado pelo Instituto Roberto Simonsen (IRS). O fórum tem o objetivo de ser um painel de ideias e propostas sobre a estrutura e conjuntura nacionais, promovendo a interação da Fiesp com os temas ligados ao Meio Ambiente e à sustentabilidade do setor industrial, contribuindo para a consolidação do conceito de desenvolvimento sustentável no Estado de São Paulo.

Entre os temas que deverão ser elencados para novos debates e aprofundamento ao longo de 2018, estão a Logística Reversa, questões relativas ao Licenciamento Ambiental, os biocombustíveis e a mudança do clima.

O presidente do Cosema, Walter Lazzarini, destacou o trabalho desenvolvido em conjunto com o Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos (Conjur) sobre “Métodos Alternativos para a pacificação de conflitos ambientais” com Pedro Franco Carneiro. Também se tratou do seminário “Fim dos lixões” com o expositor Cyro Bernardes, uma determinação da Lei n. 12.305/2010, que estabelece a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), necessitando de ações, políticas públicas e implicando em prazos e obrigações por parte do setor público e da indústria.

O fórum possui representantes com elevada qualificação e discute questões estratégicas relacionadas à sustentabilidade, tais como: uso da água, eficiência energética etc.

Reunião do Cosema que definiu prioridades para 2018
Foto: Helcio Nagamine/Fiesp