Notícias

Cadeia produtiva do algodão orgânico

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 07 de outubro de 2017

Cadeia produtiva do algodão orgânico

No dia 27 de setembro foi realizado o I Workshop sobre Algodão Orgânico, na Paraíba, que contou com a participação de Edmundo Lima, representando a ABVTEX, e de representantes da Textile Exchange, Emater,  Embrapa Algodão, Organic Cotton, Tradings, CoopNatural, Norfil, IBD, Comissão Estadual de Orgânicos, ONG Esplar, Superintendência Regional da Agricultura – Ministério da Agricultura e FAO (ONU – para Agricultura).

O workshop, que foi organizado pelo Governo da Paraíba por meio da Gestão Unificada (Emepa/Interpa/Emater) debateu  as oportunidades e desafios no desenvolvimento da cadeia produtiva de algodão no Brasil. O objetivo do evento foi estimular agricultores ao cultivo de algodão orgânico.

Lima aproveitou a oportunidade para falar sobre a necessidade de ampliar a escala de produção do algodão certificado. “Nossa intenção é democratizar cada vez mais o algodão orgânico. As grandes marcas estão desenvolvendo produtos mais sustentáveis para um consumidor cada vez mais consciente e demandante desse produto. Se juntássemos toda a produção de algodão orgânico do Brasil hoje, não daria para atender sequer uma linha de produtos de um dos nossos varejistas, como a linha de roupas para bebês, por exemplo”, completou.

Menos de 1% do algodão produzido no mundo é orgânico, mas a demanda por esse tipo de pluma é crescente. No ano passado o consumo de algodão orgânico cresceu 15% nos Estados Unidos e 30% na Europa, segundo dados da Textile Exchange, organização global com sede nos EUA que trabalha para tornar a indústria têxtil mais sustentável. No Brasil, foram colhidas apenas 22 toneladas na última safra, mais da metade dessa produção foi em solo paraibano. A expectativa dos participantes do evento é a de triplicar a produção de algodão orgânico na próxima safra e servir de modelo para outros estados.