Como iniciar o Programa

Como iniciar o Programa

Para ingressar no Programa ABVTEX, as empresas fornecedoras e suas subcontratadas devem acessar o Sistema clicando aqui. Para isso, é necessário ter um endereço de e-mail ativo, pois toda a comunicação será realizada por esse intermédio.

Acesso

AcessoO processo começa ao clicar sobre o link “Ainda não é cadastrado? Criar um cadastro” na parte inferior da tela inicial do Sistema, e seguir os passos e preenchimento dos formulários disponíveis”.

No caso de Fornecedores, será necessário o cadastramento de todos os subcontratados de sua cadeia de fornecimento.

Termo de Participação

Em seguida, o documento Termo de Participação do Fornecedor ou Subcontratado, que formaliza a sua concordância com as condições do Programa ABVTEX deverá ser assinado, ter firma reconhecida, ser escaneado e anexado ao Sistema.

Agendamento da Auditoria

Após o cadastro do documento solicitado, será possível escolher o Organismo de Auditoria de sua preferência.

ATENÇÃO: 
NÃO ENCAMINHE NENHUM DOCUMENTO PARA A ABVTEX. TODOS OS DOCUMENTOS RELACIONADOS AO PROGRAMA DEVEM SER ENCAMINHADOS DIRETAMENTE AO ORGANISMO DE AUDITORIA ESCOLHIDO PARA REALIZAR O PROCESSO E / OU ANEXADOS AO SISTEMA.

Documentos para Auditoria

No dia da auditoria, o fornecedor ou seu subcontratado deverá apresentar uma série de documentos referentes à empresa. Portanto, é importante manter toda a documentação organizada e em dia para apresentá-la ao auditor, evitando que sejam apontadas não conformidades.

Confira o arquivo em PDF:

Lista de Documentos para Auditoria do Programa ABVTEX
Checklist da Auditoria

  • Para abrir o arquivo em PDF é necessário ter instalado o programa Adobe Acrobat Reader. Caso não o tenha instalado, clique aqui.

Valores Referenciais para realização das Auditorias

Dimensionamento em dias da auditoria
(Válido para Fornecedores*, Subcontratados e Ambos)

Número de empregados na planta

Duração da auditoria **
(Inicial ou Renovação)

Equivalência em homens/dia (HD)

Até 20

4 horas

0,5 homens/dia

de 21 a 50

8 horas

1,0 homem/dia

de 51 a 100

12 horas

1,5 homens/dia

de 101 a 500

16 horas

2,0 homens/dia

Acima de 500

Negociação caso a caso (***)

 

* Poderão ser acrescidos HDs, além do previsto na tabela acima, à duração das auditorias nos seguintes casos:

  • Acréscimo de mais 4 (quatro) horas de auditoria (equivalentes a 0,5 homem/dia), no caso de Subcontratados em processo de Auditoria Inicial, para orientações gerais em relação ao Programa ABVTEX;
  • Acréscimo de mais 4 (quatro) horas de auditoria (equivalentes a 0,5 homem/dia), no caso dos Fornecedores ou Ambos diretos do varejo, para a validação da lista informada de subcontratados;
  • Acréscimo de mais 4 (quatro) horas de auditoria (equivalentes a 0,5 homem/dia), no caso das empresas que possuam processos de Governança (Bloco 6 do checklist) a serem avaliados pelo Organismo de Auditoria;
  • Acréscimo de mais 8 (oito) horas de auditoria (equivalente a 1 homem/dia), no caso das empresas com maiores exigências no campo ambiental (Bloco 7 do checklist), tais como: lavanderias, estamparias, tinturarias ou outras que tenham processos adicionais com impactos ambientais.

** Tempo de deslocamento e preparo de relatório já estão inclusos no dimensionamento acima, nos casos de viagens até 100 km. No caso de existir mais de uma empresa instalada na mesma planta, será cobrada à parte a confecção de cada relatório (por CNPJ).

*** O tempo de duração das auditorias para empresas com mais de 500 empregados será negociado diretamente entre a empresa auditada e o Organismo de Auditoria.

Dimensionamento em dias da Auditoria de Follow Up
(Válido para Fornecedores, Subcontratados e Ambos)

O Organismo de Auditoria irá dimensionar o tempo necessário para este acompanhamento, que poderá variar*:

De 0,25 a 1 homem/dia

* A depender da quantidade e do tipo de verificações necessárias.

Há ainda outros custos relacionados, que estarão especificados na proposta comercial do Organismo de Auditoria:

  • Impostos;
  • Despesas de viagem do auditor (quando aplicável);
  • Cancelamentos e reprogramação de atividades com prazo inferior a 10 (dez) dias úteis da data programada para a auditoria acarretarão cobrança de multa.

Todas estas condições devem ser negociadas diretamente entre a empresa a ser auditada e o Organismo de Auditoria.

Importante: Caso não haja empregados trabalhando no dia da auditoria, a mesma será cancelada, sem devolução dos valores pagos e deverá ser reagendada.

Valor do Homem/Dia (HD):

R$ 2.006,92 + impostos
(Atualizado em 10/01/2024)